Como atrair clientes para sua advocacia no mundo digital

Sou Denílson Ferreira, criador da comunidade Jurídica @pautaberta, hoje eu resolvi fazer de forma diferente, resolvi criar um conteúdo prático, que vai certamente dar um pouco de trabalho, mas pode trazer resultados positivos para sua advocacia quanto a atração de cliente e fechamento de contrato.

Sabemos que a publicidade do advogado é limitada por nosso Código de Ética e o Provimento 94/2000 que tem como base indicar os moldes da propaganda do advogado e que a mesma deve ter caráter meramente informativo, sorte nossa que atualmente foi aberta audiência publica para discutir os novos limites da publicidade em nossa profissão, mas atualmente o que temos são esses dois diplomas legais e precisam ser usados.

Sendo assim, vamos para o que realmente importa, você vai precisar inicialmente produzir um conteúdo da área que você deseja atuar e pretende atrair clientes, esse conteúdo servirá como “isca” ou “recompensa” como você desejar chamar, o importante é que esse conteúdo será de grande valor para o inicio do trabalho.

Vamos ao exemplo na prática, digamos que você deseja trabalhar na área Previdenciária, tentando atrair clientes para solicitar o beneficio ligado a este ramo do Direito, então você poderá produzir um e-book com “as principais mudanças da reforma previdenciária”, que inclusive pode ser feito no Word e transformado em um arquivo .pdf.

Eu oriento a você utilizar a sua marca no material, colocar algumas cores, algo que chame a atenção e deixe o material mais atraente.

Então agora vamos para a etapa 2, que consiste em fazer o mecanismo de captação de e-mails, ou os chamados “leads” ou “prospectos” que são as informações de pessoas que no futuro possam te contratar.

Você vai precisar desenvolver uma pagina de captura ou “Landing Pages” com informações sobre o material que você distribuirá gratuitamente, o formulário deve ter os campos nome, e-mail, telefone e cidade ou outro que você possa precisar, só não pode ser muito extenso, hospede essa pagina em um provedor ou então no seu próprio site, mas esse serviço pode ser feito de forma gratuita.

Agora você vai escolher a rede social para divulgar o seu material, lembrando que você deve escolher uma rede social no qual seu publico utilize, isso é fundamental, faça a construção da sua “persona” ou do seu publico alvo, coloque palavras “chaves” que possam atrair pessoas interessadas no seu conteúdo, faça uma postagem do tipo “Baixe grátis o E-book sobre a reforma da previdência” patrocine essa postagem gastando em media R$ 100,00 mensais, agora é direcionar para a sua pagina de captura, na medida em que as pessoas solicitarem o material você ganhará dados de possíveis clientes.

Sendo assim, depois dos dados armazenados, gere outros conteúdos para manter a sua comunidade informada, dessa forma, quando eles precisarem de serviços de advogados, eles vão lembrar-se de você, desta forma, esse trabalho não pode ser caracterizado como captação de clientes, pois a única coisa que você fez foi conceder conteúdo informativo.

Essas e outras ferramentas de prospecção de clientes estarão disponíveis em nosso curso On-line de marketing para advogados que lançaremos em breve e com um numero limitado de alunos, fique ligado em nossas postagens.

Sobre o autor

Denilson Ferreira

É advogado, pós graduado em Direito Publico e Direito de Família, cursando MBA em Gestão em Marketing é apaixonado por empreendedorismo, milita na área civil e de propriedade, responsável pelo núcleo civil da DF& Advogados e é o criador da comunidade jurídica PautAberta. @pautaberta

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