Como definir sua linha de pesquisa para seu TCC

Tudo bem futuro (a) Dr(a)

 

Hoje vamos para o segundo artigo da nossa série sobre a formulação, formatação e produção do seu trabalho de conclusão de curso, lembrando que todos os conteúdos enviados essa semana são formulados por nossa equipe sob a coordenação da Professora Doutoranda Raissa Nascimento, a mesma que escreveu o nosso Guia do Manual do TCC, para conhecer basta clicar aqui neste link.

Nosso segundo e-mail vai tocar em um assunto bastante delicado e que certamente atrapalha muito o estudante na formulação do seu TCC, a limitação do campo de pesquisa, às vezes o tema escolhido traz para o estudante um mundo enorme, incapaz de colocar na quantidade de paginas destinadas ao seu trabalho, sendo assim, ele precisa delimitar bem o que vai pesquisar e até aonde vai pesquisar isso é denominado “Objeto de Estudo”.

O objeto de estudo é a delimitação do seu tema, na prática. Você irá observar, analisar, investigar o seu objeto a partir do olhar do assunto central do seu TCC. Você parte do tema para assim chegar no objeto de estudo e que possui relação com o tema central do trabalho. É como um espelho onde o reflexo será o seu objeto, que refletirá o seu tema. Vou citar um exemplo para auxiliar na compreensão desta relação entre tema e objeto de estudo. Imagine que você escolheu como tema: direito do Consumidor e o seu objeto podem ser assuntos que se correlacionam como: as publicidades abusivas ou a responsabilidade civil dos sites de compras coletivas e por aí vai, porém, você precisa ficar no campo de pesquisa, se durante a sua pesquisa, você encontra que leva para as questões criminais, então é hora de parar para não perder o foco, tendo em vista que já existe uma linha a ser pesquisada que é o Direito do Consumidor.

Então é bastante importante até separar os livros, os autores, os artigos e fontes que vão ser utilizados em sua pesquisa, imagine que você está procurando ouro e precisa delimitar o campo para sua escavação, se você abranger demais, não vai acabar nunca, isso vai lhe deixar cansado e quem sabe não vai encontrar o que procura.

Fique ligado que amanhã traremos outro tema para você sair dessa série com tudo pronto, lembrando que essas dicas estão todas no nosso manual do tcc que você pode conhecer agora mesmo.

Então um forte abraço e mãos a obra, pois quero um 10 nesse trabalho.

Anota ai nossa live dia 14 de Maio às 20:00 horas

Sobre o autor

Denilson Ferreira

É advogado, pós graduado em Direito Publico e Direito de Família, cursando MBA em Gestão em Marketing é apaixonado por empreendedorismo, milita na área civil e de propriedade, responsável pelo núcleo civil da DF& Advogados e é o criador da comunidade jurídica PautAberta. @pautaberta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *