Como gerenciar seu escritório de advocacia

Abrir um escritório de advocacia ou uma pequena estrutura jurídica é mais fácil do que muita gente imagina, porem o gerenciamento, manutenção e controle das informações que circulam nestes ambientes não são tarefas fácies como muita gente pensa.

Independente do tamanho do seu negocio jurídico, o gerenciamento sem sombra de duvida terá um papel importante para saber se o seu escritório vai pra frente ou não, pois é de suma importância gerenciar todas as informações que circulam, sendo elas administrativas, financeiras, jurídicas entre outras.

Para isso acontecer de forma natural é importante que essa tarefa faça parte do seu dia a dia, principalmente com definições e criações de rotinas que facilitem tais praticas para transformar essas tarefas em corriqueiras para o escritório.

As tarefas administrativas devem ocupar boa parte da logística criada para gerenciar as informações do escritórios, refiro-me ao gerenciamento das contas a pagar e a receber, uma simples planilha de Excel pode ajudar muito nessa tarefa, o cadastramento de clientes com telefone, e-mail e celular no mínimo deve ser atualizada constantemente, assim como as informações de cada processo, tarefas que inclusive podem ser em conjunto.

Você deve ter uma planilha com as informações de todos os clientes e os processo de cada um, se existir disponibilidade financeira para contratação de um sistema de controle (CRM) esse deve ser priorizado, inclusive hoje existem sistemas que tem um custo razoável e cabível nos bolsos da maioria dos advogados como o www.pautabertasistema.com.br que ainda você pode integrar com seu site e oferecer o acompanhamento processual on-line para seus clientes.

Suas campanhas de marketing e orçamento para elas devem ser gerenciadas, quando falo em orçamento, falo ate mesmo dos R$ 100,00 (cem reais) usados para fazer seu cartão de visita, sendo este distribuído com cautela  e de forma assertiva, para que esses esforços não sejam em vão.

Sua presença na internet deve ser controlada e monitorada, inclusive com um termômetro, coisa simples, você pode controlar mais uma vez em uma planilha, que indicará qual a rede social que está sendo mais viável e deverá receber parte dos investimentos para mídia, controlar número de seguidores, negócios gerados através das redes e etc.

Essas informações servirão como base para que você possa ter o seu escritório na palma da mão, sabendo em números tudo que acontece, pois com esses dados é possível fazer ações que possibilitem ao escritório um crescimento natural ao longo dos anos.

Com relação às informações processuais, a utilização da “jurimetria” deve ser o ponto básico para isso, saber qual a vara o processo tramita de forma mais célere, o posicionamento de um determinado juiz da comarca que você tem como prioridade a cerca da matéria mais utilizada por seu escritório, assim como o deferimento da gratuidade de custas processuais ou não fazem toda diferença para o seu dia a dia, são informações básicas que permitem que as coisas aconteçam de forma mais leve e com perspectivas reais de crescimento e faturamento.

Em resumo, não deixe que nenhuma informação circule em seu escritório de forma aleatória ou de forma solta, concentre e controle isso ao menos uma vez por semana, posso lhe garantir que não levará muito tempo e fará toda diferença para o crescimento do seu negocio.

Sobre o autor

Denilson Ferreira

É advogado, pós graduado em Direito Publico e Direito de Família, cursando MBA em Gestão em Marketing é apaixonado por empreendedorismo, milita na área civil e de propriedade, responsável pelo núcleo civil da DF& Advogados e é o criador da comunidade jurídica PautAberta. @pautaberta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *